Riscos, consumo e marcadores de diferença. contato: corposetecnomaquinas@gmail.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Já está disponível na web a nova edição da Revista de Saúde Sexual e Reprodutiva de Ipas Brasil.

Acesse a edição completa no endereço: http://www.ipas.org.br/revista/set10.html  Abaixo você encontrará o Editorial com links para algumas seções da revista. Para ter acesso às publicações anteriores, acesse "Revista Eletrônica" no site do Ipas Brasil no endereço: http://www.ipas.org.br


Edição completa – Setembro 2010 - http://www.ipas.org.br/revista/set10.html


Nesse ano de 2010, o Dia Latino Americano de Luta pela Descriminalizaçao do Aborto – 28 de setembro – é seguido pelas eleições em nosso país. O tema dos direitos reprodutivos tem sido incluído nos debates de candidatos e na mídia em geral. Esperamos que os futuros governantes cumpram com seus compromissos políticos de revisarem as leis discriminatórias e implementem políticas de saúde inclusivas para agenda democrática, a igualdade entre homens e mulheres e o alcance da justiça social.
Por ocasião do dia 28 de setembro, Ipas Brasil convida a tod@s para aderirem à campanha 10 razões para votar contra o Estatuto do Nascituro lançada pelas Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, pois viola os direitos reprodutivos das mulheres.
Com o objetivo de auxiliar no debate em torno dos temas da saúde e direitos reprodutivos das mulheres brasileiras, várias organizações parceiras como o Grupo Curumim, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede Feminista de Saúde, Jornadas pelo Aborto Legal e Seguro e o CFEMEA lançam uma série de ações para fomentar a inclusão dos mesmos na falas agenda política dos candidatos/as. As peças de comunicação dessas campanhas foram produzidas, de forma conjunta, com mulheres de várias classes sociais. Os textos de áudio e vídeo, além dos cartões postais e folhetos abrangem diversos assuntos desde o enfrentamento à violência contra a mulher, combate ao racismo, geração de emprego, aborto e liberdade religiosa. Ipas Brasil apóia e parabeniza pela realização de tais campanhas. 
Ainda, nessa edição da Revista Eletrônica, apresentamos O “DOSSIÊ SOBRE ABORTO INSEGURO PARA ADVOCACY: O IMPACTO DA ILEGALIDADE DO ABORTAMENTO NA SAÚDE DAS MULHERES E NA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE REPRODUTIVA EM CAMPO GRANDE E CORUMBÁ, MATO GROSSO DO SUL” que faz parte de uma série dossiês produzidos em outros 5 estados ,com análises quantitativas e qualitativas relaçionadas ao impacto da ilegalidade do abortamento na qualidade dos serviços, na saúde das mulheres e no SUS. O Ipas Brasil visa, assim, contribuir, para dar visibilidade às situações de discriminação e violência institucional relacionadas à assistência ao aborto inseguro e fortalecer a articulação e mobilização dos diversos segmentos sociais, incluindo os parlamentares, para subsidiar debates e fomentar a mudança da legislação restritiva atual no Brasil.
Aproveitamos para convidar a todos para para o nosso evento no Rio de Janeiro no dia 28 de setembro e divulgar o FÓRUM MÉDICO-JURÍDICO SOBRE ANENCEFALIA no CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA que acontecerá em Brasília no dia 24 de setembro.




INDEX
IPAS GLOBAL
"Impacto de la penalización del aborto terapéutico en la vida de mujeres y familias nicaragüenses (2006-2010)"
Karen Padilla Z. and Marta María Blandón - Publicado em Maio 2010 por Ipas CentroAmerica

BRASIL EM FOCO
"Dossiê sobre aborto inseguro para advocacy: O impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e na qualidade de atenção à saúde reprodutiva em Campo Grande e Corumbá, Mato Grosso do Sul"
Alexandra Lopes da Costa, Nathalia Eberhardt Ziolkowski, Beatriz Galli e Paula Viana. 2010

DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS "Criminosas ou vítimas? Documentação das violações de direitos humanos das mulheres criminalizadas por aborto"Ana Paula Sciammarella - Artigo apresentado no Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos - 23 a 26 de agosto de 2010
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA"Orientações para a atenção integral à saúde de adolescentes, de ambos os sexos, vítimas de violência sexual na atenção básica" Org: Leila Adesse, Patricia Castro e Adriana Mota– Publicado em 2010 por Ipas Brasil com o apoio do SUS e Ministério da Saúde
REFLEXÕES
"O Impacto da Ilegalidade do Aborto na Saúde das Mulheres e nos Serviços de Saúde em Cinco Estados Brasileiros: Subsídios para o Debate Político"
Maria Beatriz Galli e Paula Viana - Artigo apresentado no Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos - 23 a 26 de agosto de 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário